quarta-feira, 12 de novembro de 2008

O que é Gestão do Conhecimento,VOCÊ SABE???

O que é Gestão do Conhecimento?
Gestão do Conhecimento, Capital Intelectual, Inteligência Competitiva e vários outros novos termos tem surgido para tentar caracterizar uma nova área de interesse na administração das organizações. Esta abordagem, útil para aplicações ao trabalho e às organizações, identifica o conhecimento como algo inseparável das pessoas. Nas organizações o conhecimento se encontra não apenas nos documentos, bases de dados e sistemas de informação, mas também nos processos de negócio, nas práticas dos grupos e na experiência acumulada pelas pessoas.
A Gestão do Conhecimento é um conjunto de processos que governam a criação, uso e disseminação do conhecimento na organização, de forma a atingir seus objetivos de negócio. Gestão do Conhecimento é uma certa forma de olhar a organização, em busca de pontos dos processos de negócio em que o conhecimento possa ser usado como vantagem competitiva. Conhecimento útil, oriundo da experiência, da análise, da pesquisa, do estudo, da inovação, da criatividade, enfim. Conhecimento sobre o mercado, a concorrência, os clientes, os processos de negócio, a tecnologia e tudo mais que possa trazer vantagem competitiva para a organização.
As pessoas derivam conhecimento das informações de diversas formas: por comparação, pela experimentação, por conexão com outros conhecimentos e através das outras pessoas, por exemplo. As atividades de criação de conhecimento têm lugar com e entre os seres humanos. O conhecimento é transmitido por pessoas e para pessoas, através de meios estruturados como vídeos, livros, documentos, páginas web, e etc. Além disso, as pessoas obtém conhecimento daqueles que já o têm, através de aprendizado interpessoal e compartilhamento de experiências e idéias.
Vale lembrar que, pelo menos do ponto de vista acadêmico, a GC é um campo novo na confluência entre teoria da organização, estratégia gerencial e sistemas de informação. A GC lida principalmente com aqueles aspectos críticos para a adaptação e sobrevivência da empresa, diante de um ambiente de mudança crescente e descontínua. Para as empresas mais inovadoras, o conhecimento coletivo já é reconhecido como uma competência fundamental para a performance organizacional, e se baseia nas habilidades e experiências individuais em relação ao trabalho realizado.´

5 comentários:

Anônimo disse...

testando comentário

Unknown disse...

nooosssaaa!!! essa GC tá muito boa! vamos divulgar mais o blog

Ana Cecília disse...

Acredito que esta citação, dispõe de diversos elementos que compõem o processo de formação da Gestão do Conhecimento, e é totalmente pertinente, pois leva em consideração a cultura organizacional, que possibilita a formação de uma diversidade de conhecimentos sobre uma mesma informação:

"Quando a informação é associada com a experiência, contexto, reflexão, interpretação dos indivíduos se obtém o conhecimento" (MARTENSSON, 2000).

Nath disse...

E não podemos esquecer...
O conhecimento, apesar de estar intimamente ligado a informação não pode ser confundido com ela, não é mesmo!?

Marta Eulalia Ferreira Amaral disse...

Ultimamente , nos treinamentos que tenho participado, o que mais se houve é GC-KM.O conhecimento é a diferença entre ser e fazer diferente, a GC faz um ambiente diferenciado, rico em transmissores e receptores que em algum momento vão trocar de lado.